Os últimos anos têm sido bastante turbulentos na política do país. E uma das consequências é a deterioração do cenário econômico, que gera muita instabilidade e prejudica o planejamento de longo prazo das empresas. E como o empreendedor faz para crescer em momentos como esse? Veja 10 dicas de ações que as empresas deveriam começar a fazer imediatamente. Confira:

  1. Analise o seu portfólio
    Esse é um ótimo momento para rever produtos que não tem boa aceitação e revisar a estratégia de mercado para aumentar sua receita. Potencialize a criatividade e a inovação!
  1. Invista na reputação de sua marca
    Há marcas que vendem produtos sozinhas. Construir uma reputação positiva da sua empresa é uma forma de aumentar a sua força de vendas de forma indireta. Se você trabalha com varejo, por exemplo, pode ser o momento de fazer alguma campanha para aumentar a fidelização e o engajamento dos clientes.

  2. Considere novos mercados
    Se a crise é no país, a saída pode estar no aeroporto internacional mais próximo. E se a empresa começar a exportar para mercados no exterior? Faça uma pesquisa prévia de aceitação e demanda de seus produtos e veja quais os trâmites para iniciar essa operação. Empreenda sempre!
  1. Não culpe a crise
    Crises vão e vêm ao longo do tempo. Ficar de braços cruzados e culpar a crise é uma péssima ideia. Assuma responsabilidades, avalie os riscos e tome medidas, mesmo que sejam dolorosas. Pense de forma crítica em como você pode melhorar a situação, independente do cenário externo. Seja lógico e pragmático com visão equilibrada para o curto e médio prazo. Diferencie-se como gestor!

 

Quer mais dicas sobre negócio próprio e empreendedorismo? Leia aqui:
23