Quando queremos melhorar o nosso dia a dia no trabalho, pensamos em nos organizarmos melhor, dividir o tempo e sugerir melhorias para o RH da empresa. Tudo é válido, mas há alguns hobbies que o indivíduo pode adquirir fora do ambiente de trabalho que fazem a diferença na rotina.

Ana Gomes e Lívia Mangini, sócias e amigas que fundaram a Magnólia Comunicação em 2010, implantaram uma gestão horizontal e incentivam seus colaboradores a seguirem os seis hobbies abaixo. Veja:

 

  1.    Leia antes de dormir

Esse  conselho parece clichê, porém estamos em uma era em que as pessoas estão lendo livros cada vez menos. O mais importante é criar o hábito da leitura. Você pode começar com 20 minutos por dia e ir aumentando conforme passam as semanas. Leia o que lhe agrade. Ideias nascem de onde menos esperamos e muitas delas são frutos de leituras despretensiosas.

  1.    Cozinhe

O que tem a ver a cozinha com o meu dia a dia no trabalho? Muita coisa! Cozinhar desperta habilidades que você pode incluir na sua rotina profissional: estratégia, escolhas de itens em conta e com qualidade, e cumprimento de tempo. Essa iniciativa pode refletir em seus hábitos no dia a dia.

  1.    Tenha contato com crianças

Pessoas felizes no trabalho geralmente são as mais criativas e criatividade nasce de inspirações. Crianças são os seres mais livres no que tange a expor ideias. Logo, o contato com elas rende descontração dos nossos músculos e das nossas ideias engessadas, gerando, dessa forma, inspirações. Converse, brinque e dialogue com os pequenos.

  1.    Ouça música

Caso o seu trabalho não permita essa ação, ouça música no trajeto para o trabalho, ao tomar banho, sempre que puder. A música influencia na forma como percebemos o passar do tempo. Assim, ela te faz ser mais produtivo e desperta cognições.

  1.    Pratique um esporte

Pode ser desde artes marciais à natação. O que importa é manter o corpo em movimento por pelo menos 30 minutos por dia. O esporte diminui a ansiedade e alivia as tensões do dia a dia. A liberação de endorfina nos faz sentir mais “leves” diante das dificuldades da vida e nos faz enxergar possibilidades que outrora não enxergávamos.

 

Veja mais sobre o assunto em:
18