Muitas pessoas atribuem como razão para sua falta de jeito com dinheiro a forma como foram educadas. Faz todo sentido, afinal, é na infância que desenvolvemos muitas das características que temos hoje, e a educação ou os exemplos que recebemos dos nossos pais são importantíssimos neste processo.

Pais que nunca conseguiram guardar dinheiro, por exemplo, podem ver seu exemplo imitado, ainda que inconscientemente, pelos filhos ou, ao contrário, podem ser vistos como péssimo exemplo, contribuindo para a formação de adultos que só se preocupam em economizar e morrem de medo de ficar sem dinheiro.

Porém, o que precisa ser dito agora é que a forma como seus pais te educaram não importa mais. Se você já é dono de sua própria vida e já começou a procurar informações para entender melhor como ser independente financeiramente e conquistar seu plano de vida, também é hora de dar adeus aos traumas passados e iniciar uma nova história.

Culpar o passado ou as pessoas no passado não o ajudará a conquistar o que quer, pelo contrário. Agora é hora de arregaçar as mangas e se responsabilizar pela própria vida! Nem sempre se tem as informações e os exemplos necessários para poder seguir uma trajetória da forma como acreditamos, mas agora que iniciou esta jornada, deixe para trás o que não serve mais e faça diferença. É a sua mudança de atitude que poderá influenciar inclusive as gerações futuras.

09