Anotar receitas e despesas pode ser muito legal se pensarmos que é através deste tipo de coisa que conseguiremos entender melhor o que se passa em nosso orçamento! E por que é preciso entender o orçamento? Exatamente para que nosso plano de vida possa ser colocado em prática de forma organizada.

Suponha que em seu plano de vida está morar fora apenas estudando. Neste caso, será preciso acumular receita suficiente para o tempo em que não estiver trabalhando, certo? E como fazer isso sem saber exatamente para onde tem ido seu dinheiro hoje? Será que uma simples economia diária já não ajudaria a conseguir aumentar os investimentos com essa finalidade?

Como fazer?  – Você pode anotar as despesas e receitas de várias formas. Pode usar desde uma planilha simples no Excel até aproveitar os diversos aplicativos para gerenciamento das finanças que estão disponíveis no mercado, muitos deles gratuitos.

É preciso anotar as receitas fixas e as despesas frequentes, assim como os extras a receber e os gastos que não estavam nos planos. Além disso, quanto dinheiro você tem investido? Quanto consegue poupar por mês para realizar o que pretende? E esta economia tem sido feita logo no início do mês, quando a receita entra na conta, ou apenas no final, depois que tudo foi pago e gasto? Somente ao anotar tudo que ocorre, você será capaz de entender o que anda acontecendo em suas finanças e traçar mudanças reais para elas. Vamos lá?

Quer saber mais? Confira nosso curso sobre Conceito de Vida e Planejamento Pessoal:

VPJ04