O quanto você tem dito “não” em sua vida? Ou você é daqueles que se sente culpado toda vez que precisa dizer não a alguém e, neste caso, acaba até evitando fazer este tipo de coisa? Então saiba que dificilmente você conseguirá levar adiante as suas prioridades, inclusive as financeiras, se não aprender a fazer isso já.
O multimilionário Warren Buffet tem uma frase neste sentido: “A diferença entre pessoas comuns e pessoas bem sucedidas é o fato de que os indivíduos de sucesso dizem “não” para quase tudo”. E por que deveríamos considerar esta frase em nosso dia a dia?
Primeiramente, porque é preciso estabelecermos as nossas próprias prioridades em lugar de apenas fazermos parte das prioridades dos outros. Quando aceitamos ir a determinados lugares, a comprar determinadas coisas, a realizar determinados trabalhos sem que nenhum deles nos seja prioritário e nem sequer agradável, estaremos usando um tempo precioso, gastando parte de nossas energias e ainda saindo de nosso foco para conquistarmos realizações que realmente nos serão importantes.

É importante entender que dizer “não” é algo que também está muito relacionado ao nosso autoconhecimento e nossa autoestima. Isso porque, quando não sabemos onde queremos chegar, qualquer caminho serve, inclusive o que os outros nos apontam. E quando não temos uma boa autoestima, tendemos a pensar que os outros gostarão menos de nós por conta do “não” que dissemos. Muitas vezes é este “não” que fará com que nos respeitem ainda mais. Pense nisso e foque nos seus planos!

05