Direto ao ponto, a psicanalista Érika Stancolovich, doutora em resiliência, selecionou as melhores dicas que vão te ajudar a lidar com os problemas com mais energia e assertividade.

 

1 – Mantenha o corpo ereto: Além de ser o ideal para a coluna e evitar dores nas costas, manter o corpo ereto melhora a sua concentração e qualidade de vida. A posição libera o pulmão para a entrada de ar, ajudando no processo da respiração e no funcionamento do órgão. A postura, também, influencia diretamente na autoestima e no modo de encarar os problemas.

2 – Inspire pelo nariz e expire pela boca: Dica clássica de como respirar corretamente, mas é um forte aliado para manter a calma e controlar a ansiedade em momentos conturbados. Com a respiração correta, há controle dos batimentos cardíacos, oxigenação do cérebro e controle dos impulsos, impedindo de tomar decisões precipitadas.

3 – Sorria: Sorrir libera serotonina e endorfina, substâncias responsáveis pelas sensações de prazer e felicidade, controlando o humor e trazendo bem-estar. O cérebro também emite uma mensagem positiva ao organismo, conseguindo combater o estresse diário e, até mesmo, a depressão.

4 – Olhe nos olhos ao conversar: Conversar olhando diretamente nos olhos aumenta a conexão entre os interlocutores, por ser uma forma de sentir a energia cerebral da outra pessoa. Também é uma excelente forma de transmitir confiança e segurança sobre o assunto a ser tratado.

5 – Fale dos problemas com a cabeça erguida: Ao falar do problema de cabeça erguida, repetidas vezes e em voz alta faz com que você consiga refletir sobre eles. Repita esse passo até que você perceba que o problema não é tão grande quanto imagina. Eleve o queixo e direcione os olhos ao céu, repita seu problema em frases curtas. Falar com a cabeça erguida emite uma mensagem ao cérebro de confiança para encarar e ultrapassar os obstáculos com mais foco.


Quer ler mais sobre o assunto? Veja este texto sobre o poder da positividade das palavras: 
15