Embora você vá para a empresa todos os dias para cumprir com suas obrigações no trabalho, com certeza, essa será uma experiência muito mais agradável e produtiva se você souber lidar com sua equipe ou departamento.

No geral, todos queremos trabalhar com pessoas com quem nos damos bem. Quando bem desenvolvidas, as habilidades interpessoais e intrapessoais ajudam a aumentar a produtividade e a abordagem junto à equipe para atingir os objetivos organizacionais.
Veja a seguir as definições sobre relacionamento interpessoal e intrapessoal – e como eles são importantes para o seu futuro.

Definição de Relacionamento Interpessoal

O relacionamento interpessoal refere-se à relação com o próximo. É a habilidade através da qual nos relacionamos bem com as pessoas com quem interagimos.

Todo relacionamento interpessoal envolve três fatores: o ambiente, o eu e o outro. Isso significa que para desenvolver a habilidade de se relacionar com o outro, precisamos:

– Entender o que o ambiente nos exige e oferece;
– Autoconhecimento (nossas tendências comportamentais, reações frente às situações);
– Procurar observar e entender o outro (seus comportamentos, motivações, estilos de comunicação, entre outros).

Definição de Relacionamento Intrapessoal

Também conhecido como inteligência intrapessoal, é o tipo de relação que você estabelece consigo mesmo e com seus próprios sentimentos e aspirações.

Sua premissa é baseada no autoconhecimento, no domínio próprio e a forma como o indivíduo se motiva continuamente – e como tudo isso permeia nossa vida pessoal e profissional.

Quanto mais a pessoa se conhece, maiores são as suas chances de conquistar a felicidade e todos os seus objetivos – em todos os espectros de sua vida.

Habilidades que envolvem o relacionamento

A questão-chave para conseguir gerenciar os relacionamentos é ampliar o seu autoconhecimento e desenvolver as competências necessárias – uma tarefa que fica mais fácil com a ajuda do Assessment e do Coaching.

Estas ferramentas podem ajudar a criar ou desenvolver uma série de habilidades necessárias para ampliar seu autoconhecimento, melhorar sua forma de se relacionar e até contribuir para a sua evolução profissional.

 

Para ter um bom relacionamento consigo mesmo e com as demais pessoas, é preciso planejamento. Quer saber mais?
35