Se você chegou até aqui é porque certamente tem interesse em estabelecer e concretizar seus planos de vida, incluindo os relacionados a finanças, afinal, sem dinheiro, a liberdade pessoal fica ameaçada.

Mas saiba que o primeiro passo para quem quer organizar as finanças de modo a ter dinheiro suficiente para realizar todos os planos de vida é ter comprometimento. Sim, esta palavrinha diz muita coisa, pois é a partir da decisão de nos comprometermos que conseguimos seguir adiante em um caminho pré estabelecido.

É a partir do comprometimento também que passamos a dizer não para uma série de coisas e passamos a estruturar nossas ações e hábitos de forma com que realmente façam sentido dentro de um plano maior.

Comprometimento, porém, em princípio parece que não tem a ver com finanças, certo? É diferente de falarmos sobre investimentos, aplicações, dívidas, e etc. Exatamente por isso muita gente se esquece de levar isso tão a sério, mas lembre-se que da mesma forma que, se quiser emagrecer, você tem que se comprometer a melhorar a alimentação e praticar exercícios, para ter mais dinheiro em conta, é preciso sim se comprometer a gastar menos e fazer o dinheiro render mais. Simples assim.

 

Leia também:
03