Algo importante para quem quer organizar as finanças de forma a conseguir realizar seus planos é não gastar à toa, ou seja, não desperdiçar dinheiro, afinal, você sabe quanto tempo e esforço são dispendidos para conseguir cada real em sua conta, certo?

O desperdício pode ocorrer de várias maneiras em nossas vidas, por isso é importante arrumar um tempo em sua agenda para checar como tem lidado com isso. Seu dinheiro pode estar escapando de diversas formas, desde uma torneira que vaza há meses e você não chama ninguém para arrumar, até alimentos vencidos.

Confira algumas maneiras de avaliar se está havendo muito desperdício:

  • Luzes acesas sem necessidade: Neste caso, habitue-se a desligá-las quando não as estiver usando e converse com os outros moradores para fazerem o mesmo.
  • Vazamentos de água: Chame um encanador para resolver logo o problema. Se tiver um seguro residencial, normalmente este tipo de serviço nem é cobrado.
  • Alimentos que estragam frequentemente: Faça uma lista na hora das compras e habitue-se a conferir o que há nos armários antes de comprar novamente os mesmos produtos que você nem chega a consumir.
  • Roupas que você compra e nem usa: Crie o hábito de organizar seu guarda-roupa para saber exatamente o que há lá dentro. Muitas vezes se surpreenderá com a quantidade de peças compradas que sequer foram usadas.
  • Conta de celular com muitos mais minutos do que você costuma usar: Faça as contas observando o uso em alguns meses. Se estiver pagando mais caro para ter direito a muitos mais minutos do que costuma usar, convém conversar com a operadora para diminuir este gasto fixo.
  • Pagamento de TV a cabo sem que você nunca consiga assistir: Responda sinceramente se você realmente usa o serviço de TV a cabo. Ele não costuma sair barato e há opções mais econômicas, como um Netflix, se a ideia é apenas assistir filmes. Verifique se o valor pago está sendo bem aproveitado ou não e reveja.

 

Clique abaixo e leia também: 

DICAS