Você tem pensado em empreender, seja para aumentar o orçamento, seja porque tem o sonho de tocar um negócio próprio? Certamente já deve ter avaliado em algum momento a opção de abrir uma franquia, certo? Mas será que a alternativa vale mesmo a pena? Quais os prós e contras?

Uma franquia pode ajudar quem nunca tocou um negócio próprio, tem capital para investir, e gostaria de contar com a força e know how da marca para começar a empreender. Por isso, é fundamental escolher bem. Há empresas que mal começaram no mercado e já oferecem modelos de franquia que funcionam muito bem apenas para eles próprios, por isso, fique de olho!

Um franquia pode ajudá-lo a colocar um negócio para funcionar rapidamente, além de já haver conhecimento prévio de pontos que funcionaram ou não (por isso certo tempo de mercado e credibilidade são fundamentais).

Por outro lado, você terá que seguir exatamente o caminho de outros, ou seja, se a vontade de empreender é fazer o que quiser e testar vários caminhos, pode ser que uma franquia não o ajude nisso. Além disso, há restrição quanto ao uso de fornecedores e uma série de taxas e afins relacionadas ao apoio da franqueadora, compra de materiais, e etc.

Para tomar a decisão correta antes de colocar seu dinheiro em uma franquia, pese muito bem prós e contras, vá pessoalmente conhecer alguns franqueados,  e faça o máximo de pesquisas que puder! Desta forma você terá embasamento para optar de forma consciente.

 

Leia também:
26