Uma das coisas que mais pode nos fazer perder tempo é julgar a forma como os outros se comportam e vêem o mundo. Cada um de nós tem sonhos e planos que se adequam a tudo o que nos faz mais feliz. Pode ser que nosso plano seja morar fora, colocar os filhos em uma ótima universidade, conquistar uma reserva financeira, e etc. E quando adquirimos educação financeira e maior maturidade emocional, acabamos nos esforçando para seguir os caminhos estabelecidos até chegar onde queremos.

Porém, os seus planos certamente são diferentes dos planos daquele amigo X ou do primo Y. Por essa razão, a forma como eles agirão em determinados momentos poderá parecer totalmente sem nexo para você, não é verdade? É possível que um deles que dê um valor extremado a determinada aquisição, que você realmente considera um grande desperdício. Por outro lado, é provável também que algo que você considere importante, como uma experiência de vida que custe mais caro por exemplo, seja vista aos olhos de um ou outro como algo injustificável.

O grande aprendizado que podemos conquistar quando começamos a nos propor maior entendimento é não julgar. Cada um de nós deve ter seus planos e metas e agir de acordo com eles, por isso, use seu tempo de forma mais sábia e não perca horas de seu dia tentando mudar os pensamentos ou ações do outro.

Leia também: 

08