Você tem a alternativa de ficar bem alojado em outros tipos de hospedagens mais baratas, com um serviço de igual qualidade ao dos hotéis. Um exemplo disso são os albergues, um modelo de acomodação que oferece, além de preço atrativo, a oportunidade de conhecer gente do mundo todo.

Em um albergue, você paga pela cama, em um quarto geralmente dividido com outros viajantes, e também por outras funcionalidades como banheiro e café da manhã. Os dormitórios podem ser mistos ou só masculinos e femininos. Mas, você também pode ficar em um quarto individual, com ou sem banheiro, uma comodidade que faz com que este tipo de instalação não fique devendo nada para um hotel tradicional. Se quiser saber mais, dê uma olhada na página oficial do Hostelling International para o Brasil.

Uma opção que anda conquistando adeptos ultimamente é o CouchSurfing, uma rede social onde você entra em contato com pessoas de outros países que disponibilizam hospedagem gratuita para visitantes. Basta você se inscrever no site, começar a navegar, interagir com os participantes e descobrir quem pode te “oferecer o sofá” por uma ou mais noites no lugar que pretende visitar.  Para dar uma olhada, acesse: https://www.couchsurfing.org.

Agora, se estiver viajando em grupo, considere realmente reservar um flat (também conhecido como apart-hotel). Nessa modalidade, o preço da diária do quarto pode ser dividido por um grupo de pessoas, o que torna a hospedagem bem mais barata. Além disso, você tem a possibilidade de economizar também com a alimentação, já que os flats costumam ser equipados com uma pequena cozinha, onde você pode preparar suas próprias refeições.

Se também está planejando conhecer vários lugares de uma só vez, como um mochilão pela Europa, pense que uma boa forma de fazer o dinheiro render é viajar os trechos mais longos durante a noite. Seja de avião, seja de trem ou de ônibus, você terá a possibilidade de dormir durante o translado e embolsar uma bela diária que estaria pagando, caso fizesse o trajeto de dia.

Veja aqui também mais sugestões para economizar em viagens: 

06