Você já deve ter ouvido muito que pagar aluguel é um desperdício de dinheiro, certo? Afinal, mensalmente, trata-se de uma quantia que vai para algo que não é próprio, que não será seu. Porém, dependendo da situação e dos seus planos de vida, pode até ser mais vantajoso pagar aluguel do que investir de cara em um imóvel próprio, sabia?

Em geral, os especialistas explicam que é melhor alugar do que financiar um imóvel no longo prazo, especialmente se ele ainda estiver na planta. Isso porque, ao financiar, você acaba pagando uma quantia considerável em juros e taxas. O imóvel chega a sair pelo dobro do preço original, com parcelas que dariam para ser divididas em pagamento de aluguel de um imóvel simples e o restante em uma aplicação que, no longo prazo, também poderia ser usada para pagar o imóvel à vista no lugar de financiado.

Outra situação em que pode valer a pena pagar aluguel é quando você ainda não está certo de uma série de coisas na sua vida. Pode ser que tenha se casado há pouco tempo e ainda não tem certeza de onde querem morar, pode ser que prefira certa mobilidade porque vive mudando de emprego ou de cidade, pode ser que prefira ter dinheiro no banco para eventualidades do que aplicar todos os seus recursos de cara em um imóvel.

São muitas as situações e tudo depende de suas metas e planos e também da situação financeira em que você se encontra. Se o objetivo não for financiar, mas pagar à vista, a situação muda de figura, pois você pode, inclusive, conseguir bons descontos na aquisição. Planeje, pesquise e converse com especialistas caso esteja em dúvida do que fazer. Cada plano e situação deve ser avaliada de forma individual.

 

Leia também:
03