Usar bem o tempo é algo essencial para quem não quer perder dinheiro. Muitas vezes, porém, a correria diária e a falta de prioridades, entre outras coisas, nos fazem gastar um tempo preciso e nos tornamos improdutivos. Confira 3 dicas da personal organizer Emília Ventura para resolver esta questão:

  1. Defina as suas prioridades – “Procure realizar as suas tarefas  de acordo com as suas prioridades. Por exemplo, na parte da manhã você pode se dedicar a tarefas rápidas, tais como: responder e-mail, marcar médico, confirmar a reunião,  pagar as contas,  fazer a lista de supermercado.  À tarde, dedique-se às tarefas importantes focadas no trabalho, como planejamento de projetos, apresentações para reuniões, prospecção de clientes.  E à noite pode aproveitar para realizar tarefas pessoais, como assistir a um webinário, planejar uma viagem, estudar, ajudar os filhos nas tarefas escolares, etc. Não precisa ser necessariamente nessa ordem, afinal, cada um funciona de uma maneira diferente. Vai de acordo com a energia de cada um.  Você só precisa achar em qual período tem mais disposição/energia  e defini-la como a sua nova rotina”
  2. Foque – “Procure se dedicar ao que é realmente importante e foque nisso. Procure definir no mínimo duas e no máximo quatro tarefas, realizando uma tarefa por vez. Foque nela até terminar e depois parte para outra. Este método vai  ajudar você a ter mais foco e a sensação de  ter conseguido realizar as suas metas sem estresse . Se você tiver um projeto muito grande, divida em tarefas menores e estipule um tempo para cada uma.
  3. Tenha disciplina – “Procure desligar as notificações dos e-mails, whatapps, redes sociais, qualquer coisa que possa tirar o seu foco.  E-mail também é importante para algumas pessoas, mas procure estipular os horários para sua visualização ou defina quantas vezes ao dia você pode acessá-lo. Telefone, só atenda quando é caso de urgência, (exceto para quem trabalha na área comercial) fora isso, deixe-o na secretária eletrônica ou só volte a retornar/atender quando você estiver no intervalo entre as tarefas ou no fim do seu expediente. Sem as interrupções, você consegue dedicar melhor as tarefas planejadas pela sua agenda incluindo as pausas, claro”

Clique abaixo e leia também:  

VC2O_04