Um dos passos mais importantes para quem quer começar a organizar a vida financeira é ter uma planilha de despesas e receitas. Normalmente anotamos nesta planilha nossos gastos fixos, mas esquecemos de registrar outros pequenos gastos, mesmo que frequentes. O problema é que estes pequenos gastos, muitas vezes relacionados a hábitos que você nem considera muito, podem estar causando mais prejuízo em seu orçamento do que você imagina.

Você já deve ter lido alguns textos que falam sobre o quanto a economia com aquele cafezinho diário poderia ajudar na poupança, certo? Mas acreditamos que deixar de lado todos os pequenos prazeres também não é ideal a ser feito. O importante é avaliar quais os pequenos gastos que estão fora do orçamento e poderiam ser cortados sem fazer muita diferença em sua rotina. Muitas vezes estão relacionados a novos hábitos que adquirirmos e nem nos damos conta.

Por exemplo, vamos supor que você tenha começado a utilizar aplicativos de transporte, como o Uber, o Cabify e o 99 táxi. Estes aplicativos acabaram facilitando a vida de quem costumava tomar táxi ou pegava o carro para cada saída, tendo que gastar com combustível e estacionamento. Mas, e se esse não era o seu caso? Se anteriormente você costumava usar transporte público ou até caminhar para ir a lugares próximos? Vale a pena avaliar qual tem sido o gasto com isso nas contas do final do mês, e até se tem realizado menos exercício físico por conta disso! Se o gasto estiver sendo algo que nem estava no seu orçamento anterior, talvez seja hora de rever e colocar alguns limites no uso.

VPJ05