Costumamos falar muito em plano de vida. Isto porque é fundamental entender os nossos desejos e metas antes de conseguir estruturar um panorama, inclusive financeiro, para conseguir alcançá-los. Mas uma pergunta importante é: Com quem você compartilha estes planos de vida? As pessoas que estão ao seu lado estão ajudando a somar no lugar de subtrair?

Para que nossos planos deem certo é importante avaliar com quem os estamos dividindo. Como seres humanos precisamos conviver com outras pessoas para que nossa vida tenha mais sentido. Mas entre amigos, familiares, namorado ou namorada, você tem conseguido encontrar apoio para fazer seus planos darem certo?

Imagine que, para conseguir conquistar aquela viagem tão sonhada, seja necessário o casal economizar nos passeios fora de casa e pensar em programas mais caseiros por pelo menos um ano. Seu companheiro ou companheira consegue entender este tipo de coisa ou você se sente nadando contra a maré para fazer as coisas funcionarem?

Vejamos um outro exemplo: para alcançar o sonho de ter um imóvel próprio é preciso que todos na família façam a sua parte, economizando mais e exigindo mesmo. É preciso cortar gastos. Como anda a colaboração dos demais? Tenha ao seu lado pessoas que façam a diferença para que seus sonhos deem certo. Algumas podemos escolher, outras não. Mas neste caso, vale a pena nadar contra a correnteza e entender que limitar o orçamento ou deixar de fazer algumas coisas em nome de um sonho maior nunca será egoísmo, você apenas estará cuidando dos próprios planos de vida.

Leia também:

10