Já parou para pensar em como o dinheiro vem sendo tratado nas conversas em sua casa? Aliás, você e sua família costumam falar sobre dinheiro de alguma forma? A falta de diálogo sobre dinheiro e planejamento financeiro pode dar origem a uma série de problemas dentro do núcleo familiar, por isso, que tal começar a dar a devida importância a este assunto?

Talvez você ainda não tenha filhos, mas já tenha um companheiro ou companheira. Neste caso, é válido separar um tempo frequente para conversar sobre despesas, receitas e planos futuros. Se a intenção é conseguir realizar algumas coisas conjuntas, tais como uma viagem ou a compra de um imóvel, isso deve ser planejado desde já para que a falta de de organização não frustre as expectativas e cause problemas até mesmo na relação.

E talvez você já tenha filhos. Pode ser que eles até recebam uma mesada ou algo do tipo, mas nunca foram orientados sobre o uso do dinheiro. Também nunca falaram sobre a questão do desperdício e das prioridades. Que tal mostrar que poupar também pode ser interessante quando pensamos em um objetivo maior?

VPJ03